Devoção aos santinhos sai caro… e tudo vira lixo

Marina_out 2014 272

Por Marina Simões

Todos os anos eleitorais são parecidos. Assistimos as propagandas políticas na televisão, analisamos quais são as melhores (ou menos piores) propostas, escolhemos nossos candidatos e recebemos uma quantidade enorme de santinhos de políticos de todos os partidos e coligações. Outra tradição desses anos é o acúmulo dessas propagandas nas ruas. Jânio Roberto de Souza mora próximo a uma zona eleitoral em São José e conta que o problema da poluição “santa” se repete sempre que há eleições. “Eles enchem a caixa de correio com vários santinhos do mesmo candidato. Este ano, parece que a quantidade diminuiu um pouco, mas quanto mais perto da votação maior o número de papel que eles distribuem”.

A quantidade de materiais de campanha jogados fora no primeiro turno das eleições de 2010 foi de 6 mil quilos. O gerente do departamento de limpeza da Comcap, Patrick Coelho, estimou que este ano serão recolhidas cerca de 7 toneladas de lixo eleitoral em Florianópolis pela equipe de limpeza pública da empresa. Essa divisão é responsável por varrer as ruas da capital e limpar o lixo das papeleiras. Nela, trabalham 900 garis, que recolhem aproximadamente 6 toneladas de lixo por dia no Centro da cidade. Para o dia 5 de outubro, a Comcap organizou um turno extra nos principais colégios eleitorais de Florianópolis que começou às cinco horas da tarde. Nos demais bairros, a limpeza aconteceu na segunda-feira em horário normal.

Cada partido trabalha de maneira diferente na hora de confeccionar seus pequenos panfletos. A maioria deles contrata uma gráfica para produzir os santinhos de todos os candidatos e, caso alguém queira investir mais nesse tipo de publicidade deve arcar com os custos extras. O valor gasto pelos partidos com esse material depende da arrecadação para a campanha, cada um decide qual a porcentagem que será investida. Segundo Daniel Silveira, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) – que arrecada dinheiro apenas por meio de doações feitas por militantes e simpatizantes das propostas do partido –, dos 5 mil reais arrecadados, aproximadamente 1.200 reais foram gastos com a impressão de 30 mil santinhos para todos os candidatos.

Já o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), gastou cerca de 300 mil reais apenas com a impressão dos santinhos de candidatos a deputado estadual e federal da coligação. De acordo com Nelson Santiago, responsável pelo material publicitário do PMDB, foram impressas duas levas desse tipo de panfleto. Na primeira, feita no começo da campanha, foram produzidos 75 mil santinhos para cada candidato, que agora receberam mais 150 mil cada. “Já que nós estamos pagando pelo material gráfico deles, para economizar, colocamos no verso o número dos candidatos a outros cargos do nosso partido”.

Não existe nenhuma lei que limita o número de santinhos, ou o valor que pode ser gasto na produção deles por cada político. O candidato precisa apenas declarar quanto foi gasto com esse tipo material gráfico após o fechamento da campanha. Adoniran Peres, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, explica que o político, ou partido, só sofre algum tipo de punição caso o valor da nota fiscal declarada na prestação de contas não seja igual ao o que foi gasto realmente. Também não há legislação sobre o que deve ser feito com a sobra desses panfletos.

Outra reclamação frequente dos vizinhos de zonas eleitorais é a quantidade de santinhos que é jogada na rua por quem os recebe. Alice Padilha é uma dessas vizinhas e reclama: “A minha garagem fica cheia de papelzinho de político. O pior não é nem ter que ficar limpando o tempo todo, mas quando chove e a rua está tão cheia de papel que entope os bueiros”. Sobre o acúmulo de lixo nas ruas, Adriana Baldissarelli, da Assessoria de Comunicação da Comcap, disse que a população que mora em áreas que não serão atendidas no domingo deve evitar jogar os panfletos no chão e procurar manter as ruas limpas para que não ocorra nenhum problema como o que Dona Alice descreveu.

Marina_out 2014 264

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s