Tecnologia a serviço da democracia

Matheus_tecnologia-3

Conheça ferramentas úteis para conhecer e avaliar candidatos e partidos

Matheus Phillip Mello 

As jornadas de junho de 2013 deixaram um recado muito claro: os brasileiros desejam uma democracia com mais qualidade. Um tema foi bem caro à população que foi a rua, e este tema era a corrupção. Um mal terrível, que tira o sonho de uma democracia de qualidade. No entanto, a corrupção é um mal que cabe a todos os cidadãos vigiarem, não só os males feitos pelos políticos, mas também cobrar que estes o façam bem feito, que sejam eleitos os melhores e mais aptos a governar e entregar os melhores resultados possíveis.

Nesta equação, informação confiável e de qualidade são fundamentais para servirem de base ao eleitorado, para que este possa tomar a melhor decisão ao encontro daquilo que acredita ser o melhor para si e seu país. Em uma época de internet disponível 24 horas em todos os lugares, qualquer pessoa pode se conectar através de seu smartphone ao 3G e acessar as informações que deseja. Os desenvolvedores de software para celulares sabem muito bem disso e tem se esforçado para fazer aplicativos para esta eleição.

Além da web tradicional, os eleitores podem contar com recursos na palma da mão que vão desde aplicativos que fazem comparativos entre os candidatos, passando por outros que oferecem dados de campanha, propostas políticas e números sobre quem os financia, até ferramentas de auditoria pública dos resultados eleitorais. Tudo a favor da democracia, plena e de qualidade.

Confira abaixo uma seleção de seis sites que oferecem ferramentas úteis para conhecer e avaliar os candidatos e seus partidos, e oito aplicativos para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS.

Aplicativos WEB

  1. Verdinhas

O Verdinhas é um plug-in para o navegador Google Chrome. Uma vez instalado, ao navegar pela internet, toda vez que aparecer o nome de algum candidato, basta o usuário passar o mouse por cima que será indicado quem financia o candidato. A iniciativa é uma boa para avaliar o valor das ideias contra o poder do dinheiro, e pensar nos interesses que podem estar escondidos por trás das promessas.

  1. Transparência Brasil

O Transparência Brasil é um projeto que começou com o apoio do Transparency International, e por buscar ter mais independência e transparência total, sem intervenção estrangeira, veio a se desvincular do portal internacional. É um portal que tem conseguido desenvolver um trabalho cada vez mais completo, através das ferramentas de transparência governamental, que tem aumentado nos últimos anos.

O site apresenta ferramentas que auxiliam o cidadão e instituições a exercer controle do Estado. Entre elas, histórico dos congressistas, desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal e mapa das doações eleitorais desde 2002.

  1. Google Eleições 2014

O site funciona como um consolidador de informações sobre os candidatos à presidência e a governador. Se utiliza dos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE para apresentar dados básicos dos candidatos e valores dos bens declarados. Possui uma área exclusiva de mídia, na qual agrega links para as principais mídias do país, levando o usuário diretamente as páginas políticas dos meios. Tem uma área exclusiva a debates e sabatinadas de certos parceiros.

  1. Atlas Político

Esta ferramenta propõe um olhar abrangente sobre a política. Como o próprio nome supõe, o Atlas Político utiliza de muita tecnologia para apresentar como funciona a política brasileira: direita, esquerda e governo ou oposição são desenhados em um ranking 5D para ajudar a compreender no espectro político brasileiro.

  1. Olhar Político

Encontre, compare e faça testes “às cegas” sobre os candidatos a presidente da república. Além de estatísticas, o teste cego é a ferramenta mais interessante deste site, que apresenta as propostas sem mostrar o formulador, assim poderá descobrir qual o candidato que defende as mesmas ideais que você.

  1. Newsletter Incancelável

É uma newsletter, ou mala direta programável na qual o usuário escolhe os candidatos, os quais deseja receber informações relevantes da sua candidatura e trajetória até a eleição. Após o pleito, o usuário terá que conviver com a sua escolha por quatro anos, recebendo informações sobre o governo escolhido.

Aplicativos para dispositivos móveis

  1. Ficha Suja – Apresenta por estado os candidatos que tem a ficha suja, como forma de denunciar os políticos corruptos e auxiliar o eleitor decidir sobre o seu voto. O aplicativo não possui fins lucrativos e foi desenvolvido pelo professor da Universidade Católica de Brasília, Maurício Júnior.

Faça o download para seu iOS, através da App Store

  1. Ficha Limpa – Com o Ficha Limpa, o usuário, tem acesso aos processos de Senadores e Deputados atualmente eleitos. O aplicativo busca conscientizar a população e facilitar o acesso às informações processuais e assim distinguir os políticos com ficha limpa. Entre as funcionalidades, o eleitor pode: fazer busca inteligente, impressão de processos, compartilhamento de políticos no Facebook, envio de emails para políticos, curta e comente seu político favorito.

Faça o download para seu iOS, através da App Store

  1. Vem pra Urna – Aplicativo de uso simples e objetivo, tem o intuito de apresentar ao eleitor com dados básicos da candidatura dos candidatos às eleições de 2014 no Brasil para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital).

Faça o download para seu iOS, através da App Store

  1. Candidaturas – O Candidaturas apresenta um resumo das informações de todos os candidatos registrados na Justiça Eleitoral. Este é o aplicativo oficial do órgão que disponibiliza seu banco de dados oficiais, atualizados em tempo real para o eleitor. Entre os dados disponíveis estão: Nome completo do candidato, nome para urna, número, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação, link para o site do candidato, informações pessoais, bens e proposta de governo.

Faça o download para o seu Android, através da Google Play

Ou para seu iOS, através da App Store

  1. Candidatos – Exibe informações sobre os candidatos à presidência: foto, link da campanha, história de cada partido entre outras informações relevantes para que o eleitor faça a decisão do seu voto baseado em fatos concretos. Funciona de forma similar ao aplicativo Vem pra Urna.

Faça o download para o seu Android, através da Google Play

Ou para seu iOS, através da App Store

  1. Eleições 2014 – Candidatos – Muito parecido com aplicativo anterior, apresenta principais informações dos candidatos à presidência foto oficial que aparece na urna eletrônica, ficha resumida com , além de dar acesso à pesquisas de opinião. Promete auxiliar o eleitor a decidir seu voto.

Faça o download para seu iOS, através da App Store

  1. Voto x Veto – Imparcial, rápido e igualitário. São alguns dos adjetivos que os desenvolvedores utilizam para descrever o aplicativo. Através da apresentação das propostas dos candidatos à presidência sem mostrar quem é o político por trás deles. Faz com que o eleitor avalie por afinidade aos temas que são apresentados, e, de acordo com suas respostas, apresenta o candidato que mais represente seu pensamento político.

Faça o download para o seu Android, através da Google Play

Ou para seu iOS, através da App Store

  1. Você Fiscal – É um aplicativo que pretende colocar na mão de todo eleitor o poder da fiscalização cidadã nestas eleições. Seu funcionamento gira em torno do Boletim de Urna (BU). O BU é a impressão final de cada urna que contabiliza os votos computados. No final das votações, o BU deverá ser afixado em local público, quando os “fiscais independentes” entram em ação, devendo tirar uma foto do BU e enviá-lo para auditoria independente. É uma forma de garantir que nossa democracia não fique refém de alguma falha técnica.

Faça o download para o seu Android, através da Google Play

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s