Cresce o número de furtos e assaltos em bairros próximos à UFSC

Por Valdori Santos

A Polícia Militar informa que nos últimos dez meses aumentou em 17% a incidência de furtos e assaltos em bairros próximos à Universidade Federal de Santa Catarina, em comparação com as demais regiões do centro de Florianópolis. Os trevos da Carvoeira e do Pantanal e a Avenida Beira-Mar Norte, perto da UFSC, são os locais que merecem maior atenção. A PM alerta sobre os cuidados que as pessoas devem ter, quando transitam nessas regiões, principalmente no período noturno.

Um dos casos que se somam aos números estatísticos de crimes, nessa região da capital, foi o furto sofrido pela operadora de caixa S.F.A., 27 anos, no dia 11 de novembro, por volta das 22h30, numa passarela, a 50 metros do Shopping Iguatemi. A trabalhadora do comércio conta que foi tudo muito rápido. “O ladrão se aproximou por trás de mim, arrancou minha bolsa contendo dois cartões bancários, telefone celular e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 90,00. Ainda fui ameaçada rispidamente, antes de ele sair correndo com minha bolsa em direção ao Itacorubi.”

Outras pessoas que nunca sofreram esse tipo de agressão estão preocupadas com o aumento da violência na região. A estudante do curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marisa Amaro, moradora da Trindade, e que muitas vezes vai à aula a pé, está com receio de andar sozinha. “No período da noite ou bem cedo, a segurança por aqui é muito precária. Nos finais de semana, quando saio para me divertir um pouco, também fico preocupada. Não arrisco mais chegar em casa depois da meia noite.”

A aposentada Iara de Carvalho, moradora da Carvoeira, já passou por momentos difíceis quando voltava para casa, às 21h30, depois de uma consulta médica, no centro da cidade. Conta que quando desembarcou do ônibus, dois homens passaram a segui-la por mais de 200 metros. “Tenho certeza que eles iam me assaltar. Não paravam de olhar para minha bolsa. Tive muita sorte de encontrar um vizinho e pedir socorro para ele. Nesse momento, os dois homens disfarçaram e desceram a rua em passos largos.”

O funcionário de um supermercado da região, Pedro Cabral, salienta que cresceu brincando com seus amigos na então tranquila Avenida Beira-Mar Norte, nas proximidades do trevo do Córrego Grande. Conta que depois de adulto, sempre fez suas caminhadas e pedaladas durante o período noturno. De dez anos para cá, não se arrisca mais a se exercitar naquele local. “Não tenho mais coragem de andar sozinho por aquela avenida, ainda mais à noite. Aqui onde moro, no Pantanal, conheço pessoas que já foram assaltadas, por duas vezes, em plena luz do dia.”

O comandante da 4ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente Faria, responsável pelo policiamento da região, conta que em julho deste ano foram presas sete pessoas por tráfico de drogas no Morro do Horácio. O policial destaca que, com ações como essa, a PM espera enfraquecer uma série de crimes que vem acontecendo em bairros próximos à UFSC como Agronômica, Trindade, Carvoeira, Pantanal, Córrego Grande e Santa Mônica.

Faria alerta sobre a importância de as pessoas ficarem atentas no que diz respeito à segurança pessoal. Ele recomenda para que evitem a exposição de objetos de valor em lugares impróprios e não andem sozinhas em locais escuros e com pouco movimento, principalmente tarde da noite. “Qualquer atitude estranha e fora do normal, procure ligar rapidamente para o 190, o telefone de emergência da PM. Estas são apenas algumas dicas importantes como forma de prevenção contra roubos e assaltos”, destaca o policial.

Valdori_Operação policial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s