OCTA Fashion apresentou 42 coleções

Curso em Florianópolis prepara profissionais para o sexto maior parque industrial têxtil do mundo

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Por DenerAlano

O curso de design de moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é considerado o melhor da área no país, segundo o Guia do Estudante. A cada semestre a nova turma que se forma tem que apresentar uma coleção como trabalho de conclusão de curso em um desfile conhecido pelo nome de OCTA Fashion – Observatório de Cultura e Tendências Antecipadas. Este mostra três modelos diferentes de roupas, que começam a ser pensados pelo menos um ano antes da grande data. No dia 13 de novembro, 42 alunos apresentaram suas coleções para um público de cerca de 2500 pessoas, segundo estimativa da organização do evento.

Esses alunos que se formaram, em breve estarão no mercado de trabalho como designers de moda e farão parte do crescente comércio de moda no Brasil, que é a segunda indústria que mais emprega no país – perde apenas para construção civil. A indústria têxtil no Brasil é uma das mais importantes do mundo. Em número são: O sexto maior parque industrial têxtil do mundo, 1,658 milhão de pessoas empregadas diretamente e um faturamento de 112 bilhões de reais anualmente. Todos os dados são de uma pesquisa feita, em 2012, pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Apesar desse cenário favorável, houve uma queda na produção em 4,6%, segundo a ABIT. Além disso, dados do IBGE registraram uma redução de 130 mil vagas no setor. Em 2012, durante a semana de moda de São Paulo, o desfile da marca Cavalera marcou a história da moda brasileira. Ao encerrar o desfile, o estilista da marca, junto com outros designers de moda e jornalistas, se dirigiram aos fotógrafos e ao público usando uma camiseta com os dizeres: “Presidenta Dilma, precisamos falar com você! A moda agradece”. O ato foi uma forma de pedir atenção para os problemas que o setor enfrenta e pede um plano com investimento estratégico para a moda em longo prazo – dez anos. Não querem ação só na questão de redução de tributos e impostos, que encarecem o preço final, mas também incentivo para qualificação de mão de obra e estruturação da cadeia produtiva. Essa foi a primeira vez que uma semana de moda brasileira se manifestou politicamente.

Em Florianópolis, os estudantes contam que foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de trabalhar como estilistas, pensarem desde o conceito da coleção até fazerem os últimos ajustes necessários para o modelo encarar a passarela. Alguns imprevistos nos bastidores aconteceram, mas nada impediu que todos os alunos mostrassem seus trabalhos. Guilherme Dutra conta que pensa em seguir carreira como estilista, mas vê a necessidade de mais incentivo. “Eu queria muito ter minha própria marca, mas hoje é difícil concorrer com uma empresa estrangeira que produz por valor baixo e consegue vender e lucrar mais aqui”, desabafa. Guilherme não é o único que tem essa opinião, outros estudantes dizem o mesmo, mas acreditam que algumas mudanças acontecerão no setor. A estudante Maria Lento destaca que “cada vez mais o Brasil se torna mais importante nesse cenário, marcas daqui são referências mundiais. Acredito que em breve haverá maior incentivo para empresas brasileiras”.

Além de estarem no papel de estilistas, os alunos têm a oportunidade de exporem os seus trabalhos para grande formadores de opinião e empresários do ramo. Há seis anos trabalhando na universidade, a professora Fabiana Ludwig afirma que “o evento no final também serve como uma vitrine, muitos empresários vêm caçar talentos aqui, muitos alunos já terminam a faculdade com um bom convite de trabalho”. Felipe Cunha é professor há dez anos na instituição e diz que mesmo com reduções em alguns cargos, o mercado ainda necessita de bons profissionais. “Reduções acontecem em qualquer setor, os processos se modernizam. Quem se forma aqui dificilmente fica sem emprego, as empresas precisam de pessoas para pensar em coleções, mão de obra qualificada. Quem tem conhecimento nessa área não fica sem trabalho”.

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