Doula?

A atividade é pouco conhecida no Brasil, mas vem ganhando espaço e, principalmente, ajudando mulheres que buscam por partos humanizados

doulas3

Por Ariane Cupertino

Elas são tão importantes quanto outras profissionais. Não são necessariamente formadas, mas são especialistas no que fazem. Não são todas iguais, mas possuem a mesma dedicação. Sua função tem a ver com a vida, com uma nova vida. Elas preparam a gestante e cuidam para que tudo seja mais fácil na hora do parto. Assim são as Doulas.

O termo Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, e apesar de pouco conhecida no Brasil, resumidamente, a palavra é exatamente o que diz sua tradução. Doulas são mulheres que servem de auxílio para outras mulheres durante o período de gravidez, para que tenham uma gestação mais tranquila e natural. Mais do que uma assistente de parto, o trabalho da Doula é um apoio físico e emocional para a gestante, priorizando o seu bem estar. A Doula não é necessariamente alguém da área da saúde, não realiza procedimentos médicos nem é responsável pela saúde do recém-nascido. Ela proporciona conforto físico, emocional, psicológico e afetivo para a gestante, amenizando as dores do parto com massagens e palavras de apoio.

Thalita Potrich atua na área há pouco tempo, mas desde 2009 acompanha o trabalho das Doulas e o resume assim: “A Doula além do apoio físico e emocional no momento do parto, dá subsídios para que a gestante e seu parceiro possam passar por este momento mais seguros. Para isso, leva o maior número de informações sobre parto, gestação e aspectos que envolvem o processo antes, durante e depois do nascimento do bebê”.

Encontros marcados pela emoção

A contratação de uma Doula ocorre normalmente por indicação de amigos e parentes, mas as grávidas também podem achar informações sobre quem contratar em centros especiais de apoio a gestantes ou com o médico que está acompanhando a gravidez. Thalita explica que a relação entre a gestante e a Doula vai além de um simples serviço prestado. “O processo de contratação é bem interessante, pois as mães geralmente criam muita expectativa e querem logo ir fazendo perguntas, muitas vezes que não cabe a nós respondê-las. Mas todo encontro com certeza é de muita emoção, pois uma mãe escolher você para participar do momento mais importante de sua vida é realmente gratificante.”

A atuação da Doula é um processo longo, dividido entre o pré-parto, o parto e o pós-parto, quando a gestante passa a conhecer e entender melhor cada momento da gestação, para que tome decisões que a deixem mais confortável na hora do nascimento de seu filho. O tempo do processo varia e o aconselhável é que a gestante e o seu companheiro ou companheira se encontrem com a Doula pelo menos quatro vezes durante todo esse processo, sendo pelo menos duas durante a gestação, uma no dia do parto e ao menos uma após o nascimento do bebê, na fase de amamentação. Cada encontro pode ter até sete horas de duração com exceção do dia do parto, que depende do que foi acordado entre os pais e a profissional. O valor para a contratação do serviço varia de R$500 a R$2.000 dependendo das exigências da mãe.

O benefício mais conhecido na contratação de Doulas é a diminuição da realização de partos cesarianos. No Brasil, cerca de 40% dos partos da rede pública de saúde são realizados através de cesáreas, e na rede privada esse número chega a alcançar 84%. Já com a presença de alguém que acalme a gestante na hora do parto a taxa de cesáreas diminui em até 50% dos casos, assim como o tempo do trabalho de parto, e ainda o uso de anestesias e o uso de fórceps. A médica Roxana Knobel, que é obstetra e atua em Florianópolis, recomenda fortemente a presença de uma Doula, não só no momento final da gestação, como também no início, para que a mulher saiba mais e se sinta mais confiante sobre suas decisões: “Mulheres que têm o acompanhamento com Doulas se sentem mais seguras, e isso facilita o trabalho de parto”.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s