Sai pra lá gordura!

Escolas implantam uma nova alimentação para combater a obesidade infantil

Com os legumes, verduras, frutas, grãos e derivados do leite ganhando destaque na merenda, as crianças estão mais espertas, dispostas e concentradas em sala de aula - Foto: http://dhosp.com.br

O cardápio, elaborado por profissionais especializados, é adequado ao desenvolvimento pleno das crianças – Foto: http://dhosp.com.br

Por Ana Carolina Inácio

Um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde divulgou que a obesidade infantojuvenil brasileira cresceu 240% nos últimos 20 anos. Há cálculos que mostram que 20 a 25% das crianças e adolescentes no Brasil podem sofrer de sobrepeso. Prevenir problemas como esse nas escolas se tornou um desafio não apenas dos pais, mas também do governo.  Para tentar reverter esse quadro e promover uma alimentação saudável, entrou em vigor em Florianópolis, em outubro de 2012,  a lei municipal nº 9002.

Dar instruções que estimulem a alimentação saudável e as atividades físicas nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e nível médio das redes pública e privada, é a proposta da lei, mas isso engloba tanto a comida que é servida no âmbito escolar, como a que é vendida nas cantinas dos colégios e em lanchonetes próximas. Pela proposta, a Secretaria Municipal de Educação ficou encarregada pela execução do programa, com a preparação de tabelas de pesos e altura dos alunos, acompanhamento individual dos alunos com tendência à obesidade por nutricionistas e profissionais de Educação Física. Segundo o artigo 3 dessa Lei, são elaboradas também recomendações às famílias para reeducação alimentar e atividades físicas destinadas aos alunos com tendência à obesidade, com acompanhamento mensal para comparar os resultados.

Dalva Dorvalina dos Santos, 44 anos, é cozinheira na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomez 6 anos. Ela pegou essa troca de alimentação e conta que antes eram servidas refeições completas de almoço – feijão, arroz e carne –  às 10 horas da manhã, o que foi substituído por lanches – iogurte, pão integral, frutas, legumes, frango orgânico. Mas essa troca não teve boa aceitação pelos alunos. “ Antes era muito trabalhoso fazer a comida, mas valia a pena porque eles comiam bem. Hoje em dia a aceitação não foi boa, tem muito desperdício no lanche.”

Com os legumes, verduras, frutas, grãos e derivados do leite ganhando destaque na merenda, as crianças estão mais espertas, dispostas e concentradas em sala de aula - Foto: https://maisbio.wordpress.com/

Com os legumes, verduras, frutas, grãos e derivados do leite ganhando destaque na merenda, as crianças estão mais espertas, dispostas e concentradas em sala de aula – Foto: https://maisbio.wordpress.com/

De acordo com a nutricionista Fernanda Machado Perazi, de 25 anos, que acompanha a reeducação na Escola Brigadeiro Eduardo Gomez, essa mudança está totalmente ligada à melhoria da atenção, concentração e aprendizado dos alunos. “ Esses alimentos saudáveis fornecem mais nutrientes que colaboram parar melhorar as atividades das crianças.”

Mas, para os pequenos, essa não foi um troca que trouxe muitos elogios. Gabriel Farias, 11 anos, está no sexto ano no ensino fundamental, comenta que foi difícil se acostumar e que nos primeiros dias chegou a sentir fome mais cedo do que era de costume. “Tenho saudade do arroz, feijão e omelete que tinha no recreio, era tão bom e eu comia bastante. O lanche agora não é ruim, mas demorei pra me acostumar e sentia fome antes de chegar em casa e eu não sentia antes”.

Alguns pais reclamaram no início das mudanças, mas teve gente que gostou da proposta. Raquel Leal, mãe de uma menina que está no primeiro ano do ensino fundamental, contou que essa reeducação é importante porque ajuda a criança a ter bons hábitos alimentares desde cedo. “Comer bem e saudável é muito importante, e ter esse ensinamento na escola é maravilhoso. Minha filha come verduras e frutas em casa e agora na escola, isso acaba complementando um ao outro e ela aprende o que faz bem pra sua saúde”.

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