Faculdade à vista

Gauss pré-vestibular tem alunos da universidade como professores voluntários e atende 40 estudantes por ano

Isabele

Medicina, Arquitetura, Direito e as Engenharias são os cursos mais buscados pelos vestibulandos – Foto: Divulgação

Por Isabele Reusing

Para aqueles que não podem pagar um preparatório para o vestibular, cujas mensalidades chegam a R$1.000,  foram criados os cursinhos gratuitos. Projetos que por muitas vezes funcionam em parceria com as próprias universidades, como é o caso do Gauss Pré-vestibular, uma atividade de extensão de caráter voluntário que é coordenado por bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o aumento da concorrência para ingressar em instituições públicas de ensino superior, os estudantes precisam recorrer a outros meios, além das aulas regulares nas escolas, para serem aprovados nos vestibulares ou atingir pontuações suficientes em outras formas de ingresso, como o ENEM.

Este é o caso da estudante Rhamara Barreto, de 17 anos, que deseja fazer Medicina e sabendo da grande concorrência para ingressar nessa graduação, buscava um preparatório além das aulas do Ensino Médio. E foi através da divulgação em sala de aula, por Sabrina Vigano, uma das coordenadoras do Gauss, que Rhamara conheceu o projeto. Uma vez que ingressou através da prova, ela pretende aproveitar ao máximo esse recurso para atingir seu objetivo. Já Rhamana Manhã, de 19 anos, pretende fazer Design na UFSC e buscou o cursinho porque considerava que as aulas da escola não eram suficientes para ser aprovada no vestibular.

Requisitos

O cursinho atende somente alunos advindos de escola pública e tem caráter extensivo, iniciando em março e encerrando em dezembro, tendo em julho um recesso para férias letivas. As aulas são ministradas de segunda a sexta, das 14h20 às 18h50 no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da UFSC. Contando atualmente com 24 professores voluntários, alunos de outros cursos da instituição, como Gabriel Volinger, professor de Redação no Gauss. “Eu não estava satisfeito cursando Jornalismo, quero mudar para Letras, então fui dar aulas no cursinho para descobrir se é isso mesmo que eu gostaria de fazer e achei fascinante,” afirma.

Segundo Helena Carolina Koch, coordenadora dos alunos e professora de Matemática, no projeto há dois anos, em 2015 foram 207 alunos inscritos. Após a inscrição, os estudantes responderam um questonário on-line, onde 100 foram escolhidos para realizar a prova de seleção. Os 40 melhores classificados na prova formaram a turma deste ano.

Gabriel Simon, coordenador dos professores do projeto, afirma que, neste ano, o índice de desistência tem sido bem menor em relação a 2014. Ele explica que antes haviam muitos alunos do colégio militar, por exemplo, e que, devido a uma carga horária muito grande, vários acabavam desistindo por falta de tempo.

O programa é vinculado ao Pró-universidade da UFSC, recebendo apoio com material didático. Segundo Ben-Hur Eidt, também coordenador de professores, no ínicio das aulas, os estudantes recebem uma apostila, que é a mesma usada pelo Pró-universidade em todas as unidades de Santa Catarina.

Iniciando em 2011 e sendo coordenado pelos PET’s da História e de Letras, o projeto de extensão pré-vestibular teve sua coordenação transferida ao PET Matématica e passou a ser denominado Gauss Pré-Vestibular PET em 2013. O nome faz referência ao matemático, físico e astrônomo alemão Carl Friedrich Gauss, que fez inúmeras contribuições em diversas áreas da ciência.

Serviço

Site: http://gausspet.mtm.ufsc.br/

Fone: (48) 3721-4595

Email: gausscontato@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s