Shoot and Share

Os 10 melhores aplicativos gratuitos para compartilhar vídeo

cat cocumber

Por Daiane Nora

Você já deve ter percebido que os vídeos têm tomado conta dos feeds de notícia. E que a cada dia que passa, mais são os aplicativos desenvolvidos para a produção e compartilhamento desse formato visual. Uma pesquisa feita pela empresa de tecnologia Ooyala descobriu que a audiência de vídeos por meio de dispositivos móveis cresceu 532% entre 2012 e 2014. Além disso, 55% de todo o tráfego da internet realizado pelos mobiles é destinado para o consumo dessa mídia, segundo E-marketer. A estimativa é que atinja 72% em 2019. Uma das explicações para essa explosão audiovisual está na tecnologia. A popularização dos smartphones com câmeras de qualidade e com acesso a redes 3G e 4G está revolucionando a produção e o consumo de conteúdo audiovisual.  “Os smartphones têm telas cada vez maiores e são computadores completos na palma da nossa mão. O vídeo permite que você registre o seu ponto de vista e projete uma imagem mais completa de si”, diz Douglas Almeida para o blog do Estadão. Para você não ficar de fora, descubra os melhores aplicativos gratuitos para compartilhar vídeos com os amigos e o mundo. Foi realizada uma pesquisa dos apps mais bem recomendados pelas listagens na web. O resultado você confere a seguir:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Meerkat (IOS, Android)

O Meerkat foi lançado em abril desse ano. Em um mês ele já possuía 2 milhões de usuários. O aplicativo permite que você faça transmissões de vídeo ao vivo do seu telefone para todos mundo da internet. É só apertar stream que a transmissão inicia e instantaneamente todos os seus seguidores do Twitter são notificados. As pessoas podem retwittar, curtir e escrever comentários, o que permite a interação momentânea entre quem produz o vídeo e quem assiste.

Não é possível reproduzir a transmissão, isso pode frustrar aos usuários que chegaram atrasados, mas também pode gerar excitação para os presentes no momento.

Periscope (IOS, Android)

O aplicativo foi lançado algumas semanas depois do Meerkat, e é bem semelhante a este. Em apenas 10 dias ele atingiu 1 milhão de usuários. Ele foi comprado pelo Twitter por 100 milhões de dólares. Uma das diferenças entre os dois é que o tweet que avisa o inicio da transmissão é opcional no Periscope. Além disso, o Periscope armazena o conteúdo por 24h antes de tirar do ar. Em vez de curtidas, o aplicativo manda corações.

Ustream (IOS, Android)

É uma plataforma famosa, lançada em 2007. Ele transmite e armazena o conteúdo, permitindo o embedamento de vídeos. Tem ligação com o Twitter e o Facebook. Possibilita que os usuários monetizem seus conteúdos. Existe uma versão paga, chamada Watershed, que proporciona a customização do canal do cliente, com opções de privacidade e estatísticas. Além do aplicativo existe a versão web.

Livestream (IOS, Android)

O app oportuniza criação de eventos, transmissão ao vivo, como também reprodução. A criação da página do evento permite descrição e inserção de imagens e vídeos. Compartilhável via Facebook, Twitter, SMS e email. A qualidade dos vídeos se adaptam às condições do tráfego de dados. A interação pode ocorrer através de troca de textos, fotos ou vídeos.

Youtube Capture (IOS)

Este aplicativo não faz transmissão, mas facilita muito o upload para o Youtube, o maior site de vídeos da internet. Além da facilidade e rapidez, existem várias funções: cortar, rearranjar, adicionar música, estabilizar, corrigir cores. Também é possível compartilhar no Facebook, Google e Twitter.

Vine (IOS, Android)

O Vine é um app que compartilha vídeos em looping de até 6 segundos. É como se fosse uma versão do Twitter só que para vídeos. Para gravar basta encostar seus dedos em qualquer lugar da tela. Para um efeito de stop-motion, basta colocar e tirar o dedo repetidamente. Oferece a opção de aplicação de filtros.

Você pode explorar as tendências, as escolhas dos editores, as hashtags e os comentários. Compartilhável no Twitter e Facebook.

Viddy (Android)

O Viddy é outro app que possui limite de tempo: 30 segundos. Nele você pode adicionar efeitos, filtros e música. Também dá para criar o efeito stop-motion, de uma forma parecida ao Vine. É compartilhável no Facebook, Twitter, Tumblr, blogs, email e SMS. É possível socializar o vídeo, público ou privado, tanto no aplicativo quando na sua versão web. Foi muito usado por famosos, como Justin Bieber e Rihanna.

Tout (IOS, Android)

Tout é uma rede de vídeos que permite 15 segundos de gravação. Muito utilizado por jornalistas, celebridades e times de futebol. As publicações podem ser feitas através do Facebook, Twitter e websites pessoais.

Directr (IOS)

Este app compartilha vídeos, mas seu diferencial está na hora da gravação. O Directr possui templates com diversas configurações, o chamado storyboard. A opção close-up, por exemplo, otimiza as gravações feitas muito próximas do objeto. É possível escolher um template em branco e selecionar suas próprias configurações.  Ele permite incluir legendas, como também música. Você pode adicionar outros diretores para te ajudarem a produzir o filme. Para compartilhar, existem botões para o Facebook, Twitter, email, SMS. Sua produção pode ser vista e comentada no site Directr. Caso você não queira que todos vejam, existe a opção privado.

Krowds (IOS, Android)

Este app permite a captura e compartilhamento de até 7GB de vídeos. Baseado em um sistema de localização, permite encontrar e adicionar os usuários que estão perto de você, assim como trocar vídeos com eles. Funcional para acompanhar eventos e conhecer pessoas. Fácil compartilhamento no Facebook e Twitter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s