Programa Mais Educação promove educação integral para crianças de escolas públicas

Thaina_sala aula

 – Thayná Cordeiro Bessa –

O Programa Mais Educação, ofertado às escolas públicas de ensino fundamental, consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos estudantes. Esse projeto é ofertado em Santa Catarina desde 2008 e atualmente contempla 15 escolas da Grande Florianópolis.

O programa é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Cada escola escolhe, anualmente, em função do seu projeto político pedagógico, atividades distribuídas entre os macrocampos oferecidos pelo Programa. O macrocampo de acompanhamento pedagógico é obrigatório para todas as escolas

A Escola de Ensino Básico Tenente Almáchio, no sul da ilha, é uma das unidades que oferece o projeto desde 2010. São 110 crianças distribuídas nos períodos matutino e vespertino. Dentre as seis atividades oferecidas, o projeto conta com a rádio escolar, dança, horta, flauta, esporte e letramento. Evelen Sofia do Couto, que é aluna do projeto há três anos, conta que “minha oficina preferida é dança, e é legal porque aprendemos coreografias e saímos para apresentar em vários lugares, e apesar de eu ser bem tímida, estar com meus colegas me ajuda a vencer isso”.

A diretora da unidade escolar Nivalda Natália Cordeiro ressalta as vantagens da educação em tempo integral. “O projeto possibilita que esses jovens tenham um vínculo maior com a escola, e também os tira da rua. Hoje em dia a questão de segurança nos bairros é um assunto bem pertinente, pois quando esse jovem fica ocioso pode acabar se envolvendo em situações perigosas, e esse programa ajuda com que isso não aconteça, já que eles passam uma grande parte do dia na escola”. Nivalda enfatiza que isso proporciona maior tranquilidade aos pais, que sabem que seus filhos estão na escola quando saem para trabalhar. “Além de tudo há algo que eu acho essencial que é a evolução do desempenho escolar desse aluno”, completa.

Maria Fernanda de Carvalho é professora há 22 anos e trabalha há cinco como coordenadora do programa mais educação na escola Tenente Almáchio. O filho de Maria Fernanda, Kauã Silva, também participa do projeto, e a professora conta as vantagens da educação integral e de ter seu filho inserido nela. “Eu tenho a tranquilidade, pois eu sei que meu filho está dentro da escola, não está na rua e é um local onde ele pode fazer os deveres e pode tirar as dúvidas do colégio, ele tem um relacionamento extraclasse com os amigos da turma e convive com colegas de todas as idades, já que o projeto abriga crianças de 6 a 15 anos e toda a aprendizagem que ele tem com as oficinas oferecidas pelo projeto como a horta, que é a preferida dele”. O reforço escolar da educação integral é bem visível nas crianças. Maria Fernanda acrescenta que “é muito gratificante ver crianças que não sabiam escrever seus nomes, aprendendo dentro do projeto, pois às vezes na sala de aula, no meio de tantas crianças isso passa despercebido, até mesmo em casa, nem sempre os pais têm tempo de sentar e ensinar essas pequenas coisas, mas que são fundamentais na vida deles”.

O Mais Educação foi criado em 2008 para atender, inicialmente, 1.380 escolas que apresentavam os piores resultados no índice de desenvolvimento da educação básica. Atualmente o programa está inserido em 49 mil escolas de todo o Brasil, completando quase meio milhão de crianças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s